Levantamento arquitetônico ou projeto arquitetônico: você sabe a diferença?
A principio, com nomes bastante semelhantes, saber diferenciar levantamento e projeto arquitetônico, é de suma importância no momento de decidir qual serviço mais se adapta a sua necessidade.
Por exemplo, a arquitetura corresponde a um conjunto rico e diversificado de estilos que prezam pela praticidade, conforto e singularidade. Se antes o termo “arquitetura” significava, para muitos, “deixar as coisas bonitas”, nas últimas décadas o arquiteto tornou-se reconhecido pela importância fundamental no crescimento, racionalização e humanização dos ambientes.
Contudo, ao projetar e desenhar os espaços, o arquiteto busca dar um ar acolhedor. Assim, melhora o ambiente para aqueles que ali convivem, e conceitua em formas, o que o local representa. Entretanto, alguns dos serviços prestados por estes profissionais se confundem. Entre eles, estão o levantamento e o projeto arquitetônico.
Nesse sentido, a fim de sanar quaisquer dúvidas, vamos explicar as diferenças, semelhanças e complementaridades destes dois serviços.
Levantamento arquitetônico
Primeiramente, o levantamento arquitetônico reúne um certo conjunto de informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho de arquitetos e engenheiros.
Desta forma, o primeiro passo é a medição da edificação existente ou do terreno onde haverá uma nova construção. Posteriormente, todos os dados colhidos devem ser representados por um conjunto de desenhos técnicos, como plantas e fachadas, necessários para a execução do projeto.
Além de localizar nos desenhos as posições das portas, janelas e escadas, determina-se também detalhes no acabamento. Por fim, todas as informações são transmitidas para programas computacionais de desenhos arquitetônicos como AutoCAD e Revit. São utilizados para produzir um documento com as representações gráficas de todos os dados coletados.
De modo geral, o levantamento arquitetônico é usado para edificações antigas que não possuem registro de suas características arquitetônicas, imóveis que necessitam de regulamentação e locais que precisam passar por reformas, visto que permite a concepção de novos projetos sobre a área existente.
Conjuntamente, possibilita o desenvolvimento de projetos complementares ao local, sendo um deles o projeto arquitetônico.
Projeto Arquitetônico
Contudo, o projeto arquitetônico nada mais é do que a representação concreta do espaço idealizado e é o primeiro passo para uma execução bem planejada da construção. Sobretudo, durante o projeto acontece a união dos sonhos do cliente com as exigências legais pertinentes. É a combinação de vontade, legitimidade, e estética. Desse modo, o espaço é transformado em um ambiente acolhedor, ornamentado, otimizado, valorizando a tecnologia, funcionalidade e beleza.
Acima de tudo, consiste na apresentação clara e concisa de todos os ambiente. Por isso, envolve o planejamento de fachadas, do processo construtivo, acabamento e materiais a serem utilizados, podendo prever os recursos financeiros necessários à realização da obra. Desta forma, conta com a representação gráfica de plantas, fachadas e cortes, assim como as características do empreendimento como instalações elétricas, hidráulicas e sistemas de automação.
Desde já, durante todas as etapas o profissional de arquitetura deve seguir todos os procedimentos determinados pelas normas técnicas e legislações municipais.
Equipe
Primordialmente, nossa equipe é composta por profissionais com muitos anos de experiência na área de medições, cumprimos todos os requisitos e seguimos todas as regras.
Sobretudo, o levantamento arquitetônico é feito por pessoas discretas, confiáveis e cordiais que irão trabalhar da forma mais rápida e dentro das necessidades do cliente.
Finalmente, buscamos sempre a excelência em nossos trabalhos!