Dúvidas em relação ao valor de um imóvel?
Desconfia que esteja perdendo dinheiro ou sendo injustiçado?
Há situações em que a olhadinha nos anúncios se mostra insuficiente!
- Compra e venda
- Partilha de bens
- Renovação de aluguel
- Devolução no final da locação
- Desapropriação
- Documentação
- Penhora
- Execução
Consulte um Avaliador Técnico habilitado!
Seu caso já chegou ao âmbito judicial?
Se a demanda já estiver em fase de execução de bens, tenha ao seu lado um Assistente Técnico contratado por você, para que ele acompanhe o trabalho do Perito Judicial nomeado pelo Magistrado; p. ex., o Perito pode não conhecer algum detalhe que (des)valorize o imóvel em si ou a região em que se encontra. É um direito seu!
Saiba que, numa ação judicial:
- Perito: Auxiliar da Justiça que assessora o Juiz na formação de seu convencimento, quando o assunto em pauta depender de conhecimento técnico ou científico. O resultado é o Laudo Técnico Pericial. Esse Laudo pode ser total ou parcialmente alterado, dentro do processo, se as partes contarem com quem entenda do assunto e esteja habilitado a intervir em processo.
- Assistente Técnico: Auxiliar da parte; ou seja, tanto o autor como o réu podem contratar técnicos para acompanharem o Perito no desenvolvimento do Laudo. O Assistente Técnico emite Parecer Técnico sobre a versão inicial do Laudo do Perito, juntando ao processo questionamentos e observações até que o Perito chegue a um Laudo definitivo aceito pelas partes e pelo Juiz.
É bom lembrar que o Perito precisa ser NEUTRO; contudo, os Assistentes contratados pelo Autor ou pelo Réu podem (e devem) olhar pelos interesses de seus contratantes.
Contrate um Assistente Técnico habilitado!
Para que serve uma Avaliação Técnica de imóveis?
Quantos conflitos você já presenciou ou viveu por causa de bens imóveis?
Para que evoluir uma dúvida até o ponto da disputa judicial?
Para que evoluir uma dúvida até o ponto da disputa judicial?
O mercado imobiliário tem comportamento muito diferente dos mercados de outros bens, pois não se limita à edificação estática. Localização, idade, conservação, alteração no ambiente, podem provocar modificações nos valores dos imóveis, nos desejos da demanda, no valor dos impostos.
O crescimento das cidades e dos negócios geram, muitas vezes, conflitos sociais; p. ex., inventários, dissoluções de sociedade, contratos de compra/venda e locação, cobrança de tributos, seguros, hipotecas. No Brasil, essa condição se intensificou a partir do início do século XX, inclusive com desapropriações, usucapiões, construções desregradas.
Fez-se necessário estudar de forma criteriosa tanto as edificações, como as cidades e a dinâmica imobiliária, de modo a se prevenir problemas e a se obter justiça na solução de conflitos. Disso resultaram métodos de trabalho, parâmetros, padronização de procedimentos de avaliação pelo mundo, que prosseguem se aprimorando.
No caso do Brasil, os princípios e as normas para Avaliação Técnica de imóveis estão concentrados no trabalho feito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conjunto com institutos que atuam na Construção Civil. Seu objetivo primordial é subsidiar tomadas de decisão a respeito de valores de imóveis, custos e alternativas de investimentos, além de servir de parâmetro para o convencimento dos Magistrados
no momento do julgamento de uma lide.
no momento do julgamento de uma lide.