Projeto básico servirá de base para a elaboração dos projetos complementares. Também pode servir de base para obter uma estimativa de preço da obra. Projeto básico é composto por desenhos técnicos: implantação, plantas cotadas, especificações de materiais, demolição e construção, cortes, fachadas, paginação de piso, plantas de forro e projeto luminotécnicas, marcação de pontos elétricos, marcação de pontos hidráulicos e memorial descritivos de acabamentos.
Projetos complementares são elaboradas por terceiros à arquitetura e usualmente são: Projetos de Cálculo Estrutural. Projeto Elétrico e Projeto Hidros sanitário. Podem ainda existir projetos mais especializados, como: Arquitetura de Interiores, Decoração, Cozinha Industrial, Ar condicionado, Acústica, Orçamento, Estudos de impacto Ambiental, entre outro vários que possam ser necessários em função da complexidade de cada projeto.
Projetos complementares não fazer parte do Projeto de Arquitetura a não ser que sejam expressamente contratados junto com o projeto arquitetônico.